Fortalecimento das capacidades locais para adaptação às alterações climáticas no Golfo de Fonseca
Projeto multigeográfico em El Salvador, Honduras e Nicarágua. O trabalho incide na redução do risco de catástrofes naturais, desenvolvendo e fortalecendo as capacidades locais de adaptação às mudanças climáticas na região, procurando contribuir para a redução do risco de catástrofes nesta zona, fortalecendo as capacidades locais de adaptação às mudanças climáticas e mitigação de emissões de CO2 no Golfo de Fonseca.
O projeto irá apoiar as autoridades do Golfo de Fonseca na gestão sustentável dos recursos naturais, de um ponto de vista multidimensional e sistémico, e fortalecer suas capacidades para o desenvolvimento de iniciativas de adaptação às variações climáticas e redução do risco de catástrofes.
A ação propõe introduzir uma nova abordagem, baseada em projeções científicas e económicas sobre a vulnerabilidade da região, que apoia o desenho e implementação de planos de ação, a tomada de decisões adequadas e o estabelecimento de prioridades em termos de respostas adaptativas aos efeitos da mudança climática, particularmente em comunidades mais ameaçadas.
Será promovida a implementação de planos de ação, através de processos participativos, que incluam o diálogo entre as autoridades públicas, os atores da sociedade civil e o tecido empresarial da região.
O projeto desenvolveu diferentes atividades:
- Realização de estudos sobre a vulnerabilidade e o impacto das alterações climáticas nas atividades produtivas e de subsistência.
- Atualização de mapas de risco.
- Reforço das capacidades institucionais para a observação e interpretação dos fenómenos climáticos.
- Realização de campanhas de educação ambiental em TVs, rádios e escolas.
- Sensibilização do setor empresarial relativamente a esta temática.
- Validação e promoção de sistemas de incentivos financeiros e não-financeiros para a adopção de práticas tecnológicas de produção.
- Validação de sistemas de alerta precoce.
Localidade: El Salvador, Honduras e Nicarágua
Quando: 2011-2015
Financiamento: 1 685 229 €
Beneficiários: 2 160 pessoas e 150 Organizações