Portugal

Educar para a Igualdade de Género através da Arte Multimédia soma e segue na região norte!

O Projecto MediARTE – Educar para a Igualdade de Género através da Arte Multimédia, desenvolvido pela Delegação Norte da Oikos com o propósito de reforçar o papel activo da sociedade civil, em especial d@s estudantes e entidades educativas, na promoção da Igualdade de Género, vai prolongar atividades até final de Novembro de 2014.

  

Este projecto tem lançado mão das Tecnologias de Informação e da Arte Multimédia para informar, sensibilizar e mobilizar para a temática as comunidades educativas de cerca de 400 entidades educativas da região Norte do país.

 

A notícia do seu prolongamento é, portanto, uma óptima novidade e representa a possibilidade de reforçar o investimento de mobilização iniciado, nomeadamente através da realização de novas dinâmicas dirigidas às escolas e aos/às seus/suas alun@s, como seja uma Campanha de Sensibilização para a Igualdade de Género em meio escolar.

 

Uma das actividades marcantes do MediArte consistiu na promoção do Concurso “Muda o Filme”, organizado para distinguir os melhores microfilmes produzidos por estudantes do ensino secundário, que abordassem temáticas em torno da Igualdade de Género.

 

O “Muda o Filme” mobilizou inúmeros jovens oriundos dos distritos do Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo e a sua dinâmica foi acompanhada por centenas de outros jovens nas redes sociais que participaram, nomeadamente, na escolha das melhores vinte curtas-metragens apresentadas.

 

Estes vinte vídeos foram, posteriormente, analisados por um júri composto por especialistas das áreas do Género, da Comunicação e da Educação (Dra. Cláudia Igreja, Dra. Carla Cerqueira e Dr. António Moita) que selecionaram os três grandes vencedores (“Um abraço” de Jéssica Barreto, “Violência no Namoro” de Ana Mendes e “Avis Rara” de Ângela Ramos), que tratam especificamente dos temas da Violência no Namoro e do Bullying Homofóbico.

 

As vinte curtas mais votadas pelo público foram apresentadas à comunidade na Festa das Curtas no Instituto Português do Desporto e da Juventude, um parceiro muito relevante no sucesso do projecto.

 

Mas a divulgação dos vídeos apresentados ao “Muda o Filme” não fica, porém, pela sua apresentação pública na Festa das Curtas.

Reconhecendo o potencial pedagógico destes recursos, a OIKOS integrou-os numa Videoteca de Educação para a Igualdade de Género, dirigida sobretudo a profissionais de Educação, que se encontra disponível para consulta e utilização no site oficial do concurso: www.mudaofilme.oikos.pt

 

Consulte a Videoteca!