Um dos objectivos do projecto da Oikos no Peru com foco na sustentabilidade do sector bananeiro como forma de redução da pobreza passa por melhorar as capacidades e desempenho das associações de produtores de banana locais.
Conheça dois bons exemplos…
Farías Fidelinda Rosales, colaboradora da APPBOSA (associação parceira deste projecto) mostra, feliz, o seu trabalho na área de embalagem das bananas. Uma das principais diferenças no que respeita à igualdade de género no sector da produção da banana é a ainda insuficiente participação das mulheres na gestão, produção e espaços industriais. O projecto da Oikos procura promover a redução desta diferença através de acções de sensibilização e formação.
Este projeto encoraja a que as associações bananeiras realizem campanhas sociais de forma conjunta (de educação, saúde, meio ambiente, entre outros). O projecto em si não compra e distribui bens, incentiva e coordena a que associações o possam realizar. Fruto desse esforço são exemplo as doações da APPBOSA num escola e num posto de saúde. O custo dos equipamentos e bens doados foi assumido por fundos de um prémio de comércio justo “Fair Trade Premium”.
Doação de computadores, projetor e bananas na escola Micaela Zapata Nuñez.
Centro de saúde de Saman que recebeu diversos equipamentos como medidores de tensão, televisão e leitor de DVD.