Portugal

Mantem-te em segurança ao utilizar Internet e Redes sociais com estas 10 dicas

Um em cada quatro jovens sofre com cyberbullying online em Portugal. Não queremos que sejas um!

Tens algo a dizer?

800 20 66 56 (chamada anónima e gratuita)

Se existe algo, o que quer que seja, que te deixa preocupad@ ou coloca em dúvida a tua segurança mas não queres conversar com ninguém próximo, o Provedor da Justiça tem uma “Linha Criança” para onde podes ligar de forma anónima e gratuita.

 

Mantem-te em segurança!

 

Deixamos estas dicas que deves seguir ao utilizar Internet e Redes Sociais:

 

1. Coloca o mínimo de dados pessoais nos perfis que utilizas nas redes sociais e mantém o teu perfil em modo privado.

2. Não divulgues as tuas senhas, nome completo, endereços ou lugares que frequentas, telefones ou fotos íntimas.

3. Não respondas a ameaças, provocações ou intimidações. Não o faças também a ninguém: se é algo que possa ser humilhante para ti, será para outros.

4. Tem cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas. Navega apenas o indispensável e de preferência sem ser redes sociais.

5. Não utilizes perfis falsos e incentiva os teus amigos a não o fazerem!

6. Não aceites ajuda de estranhos em cybercafés nem deixes senhas de acesso gravadas em computadores que não o teu.

7. Liga apenas a webcam para falar com pessoas tuas conhecidas e de confiança.

8. Se utilizas videogames cria uma personagem virtual e não forneças pormenores pessoais ou familiares.

9. Se recebeste alguma mensagem imprópria de alguém que não conheces bloqueia o remetente e fala com os teus pais, professores ou alguém de confiança.

10. Cuidado ao passar do virtual ao real: não marques encontros com pessoas que só conheces da internet sem um grupo de amigos reais. Nem toda a gente é quem diz ser!

 

 


 

 

Este assunto não é importante apenas no Dia da Internet Segura, 11 de Fevereiro. A Oikos trabalha de forma regular a temática com os jovens em sessões de sensibilização escolares e esteve hoje na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, conversando abertamente sobre este tema e outros relacionados com Tráfico de Seres Humanos com mais de 100 alunos do ensino secundário e profissional.

 

A Internet e as Redes Sociais são atualmente meios muito utilizados pelos traficantes de seres humanos. São usadas para aliciar, conquistar a confiança das potenciais vítimas, conhecer os seus hábitos, rotinas e vulnerabilidades, escondendo-se, a maior parte das vezes, por trás de perfis falsos. 

 

Também utilizam videogames para instalar programas piratas nos softwares das vítimas (computadores, telemóveis, etc.) que lhes permitem roubar informações pessoais ou mesmo a videovigilância (através da câmara, observar o dia a dia das potenciais vítimas).

 

Os números de cyberbulling são crescentes e o discurso de ódio na Internet não conhece barreiras. Independentemente da situação, as autoridades e especialistas em matéria de segurança online aconselham sempre a denúncia!