Saneamento básico e promoção de higiene em 16 escolas de Aceh

Pretendemos melhorar os níveis de saúde pública da população afetada pelo terramoto e maremoto de 2004, em Banda Aceh e Aceh Besar.
 
Devido à proximidade do epicentro do catastrófico tsunami que atingiu a costa asiática em 26 de Dezembro de 2004, a província indonésia de Aceh, sofreu a totalidade do seu impacto. Aceh é a província mais ocidental da Indonésia. Tinha uma população total de 4,4 milhões de habitantes e estava dividida em 17 províncias e 4 cidades.
 
Estimava-se que, 19% de aproximadamente 800.000 empreendimentos nos distritos afetados, sofreram danos que rondavam os 50% enquanto 14% foram completamente destruídos. Os danos centralizavam-se numa área de 3 a 6,4 km ao longo da zona costeira da cidade de Banda Aceh, Aceh Jaya e Aceh Besar. Em termos humanos, apenas nos distritos de Banda Aceh e Aceh Besar, onde a Oikos se encontrava a prestar assistência, houve mais de 123,000 deslocados internos entre homens e mulheres.
 
Escolas temporárias foram providenciadas por agências como a UNICEF, permitindo o acesso à Educação às crianças que viviam nos centros de acolhimento transitórios. Outras agências apoiaram com recursos humanos (professores e educadores). Contudo, com o final do estado de emergência, tornou-se necessário o investimento nas estruturas permanentes existentes, ao mesmo tempo que se construíam casas e outras infra-estruturas.
  
Grande parte das infra-estruturas escolares ao longo da Província, principalmente nas áreas mais remotas, encontrava-se envelhecida, danificada ou era inexistente. O acesso a condições mínimas de água e saneamento, fundamental quando se fala de crianças em idade escolar, cujo rendimento depende em muito do seu estado de saúde, era ainda escasso e por vezes um luxo. Muitas das casas de banho existentes não podiam ser utilizadas ou não apresentavam condições de segurança e o abastecimento de água muitas vezes não existia. 

De acordo com os dados da Direcção Provincial de Saúde, diarreias e doenças de pele eram frequentes entre as idades mais jovens. A gestão dos resíduos sólidos também era em geral ineficaz e causadora de riscos para a Saúde Pública.
 

Este projeto de reabilitação pretendia melhorar os níveis de saúde pública da população afetada pelo terramoto e maremoto de 2004, e melhorar também a capacidade dos professores, administradores e pais para a promoção de práticas de higiene efetivas entre a população estudantil. Assim, as ações desenvolvidas visavam que os alunos das escolas beneficiárias dispusessem de acesso adequado ao abastecimento de água, dispusessem de estruturas de saneamento adequadas e melhorassem os seus hábitos de higiene e as suas práticas de utilização das infra-estruturas sanitárias.

País: Indonésia

Localidade: Aceh Besar e Banda de Aceh

Quando: 2007-2008

Financiamento: 300 000 €

Beneficiários: 5 986 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



PARCEIROS


Sem parceiros no projeto


Related projects