Melhoria das condições de vida da população afetada pelo sismo de Janeiro de 2010 no Departamento do Sudeste do Haiti
Pretendemos restaurar as condições de acesso a habitação, água e saneamento das famílias afetadas pelo sismo de Janeiro de 2010.
Este projeto, com um financiamento de 1,6 milhões de euros, apoiou a reconstrução da zona de Jacmel, Cayes Jacmel, La Vallée e Marigot. Mais concretamente, foram construídas e equipadas habitações com kits domésticos e de cozinha; criadas instalações de saneamento adequadas com acesso e armazenamento de água potável; e distribuídos kits de higiene e providenciada formação nesta temática.
A Oikos acredita que mesmo na emergência a sustentabilidade é o ponto fulcral da sua ação. Assim, o fator diferenciador da atividade da Oikos passou pela criação de duas micro-indústrias que deram emprego a pelo menos 250 pessoas que foram formadas e capacitadas para a construção, através da reciclagem de escombros.
Estas micro-indústrias foram totalmente equipadas com máquinas, ferramentas e abastecimento para utilização da tecnologia de reciclagem de escombros para a produção de novos materiais de construção que foram utilizados nas atividades de reconstrução do país. Foi assim providenciada toda a instalação das oficinas, bem como a formação de técnicos, pedreiros e ajudantes.
A Oikos no Haiti contou também com o apoio da população portuguesa, que contribuiu com 75 mil euros em donativos entregues para esta causa com a Campanha “Emergência no Haiti”.
Localidade: Zona de Jacmel, Cayes Jacmel, La Vallée e Marigot
Quando: 2010-2011
Financiamento: 1 600 000 €
Beneficiários: 3 600 pessoas