Cotzic: Segurança Alimentar e Nutricional em Ixchiguán

Pretendemos contribuir para a redução da vulnerabilidade alimentar nas comunidades do município de Ixchiguán, apoiar os processos de fortalecimento municipal relacionados com a participação social e a descentralização da gestão do desenvolvimento, e reduzir os índices de doenças relacionadas com o consumo de água, as quais estão identificadas como parte das causas mais significativas de mortalidade e morbidade infantil.
 
A Guatemala é um dos países mais pobres de América Latina, que regista os piores índices de desnutrição, desigualdade económica e exclusão da população nativa e onde se verificam as situações mais graves de insegurança alimentar. Apesar da existência de um quadro legal específico, de uma política de Segurança alimentar e nutricional (SAN) e de uma Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) com programas e fundos específicos, a debilidade estrutural (i.e. falta de recursos, limitadas capacidades técnicas, etc.) do Estado e das autoridades locais limita severamente a actuação em municípios excluídos e com limitados recursos como Ixchiguán.
 
O município de Ixchiguán é definido prioritário pela própria SESAN devido à alta percentagem de população que vive em condições de pobreza e pobreza extrema, e pela vulnerabilidade em termos de segurança alimentar e nutricional que afeta sobretudo a população infantil (o Distrito de Saúde do município indica que existem aproximadamente 523 crianças entre 0 e 5 anos de idade que sofrem desnutrição) e as mulheres grávidas.
 
As consequências das inundações e deslizamentos provocados pela passagem do furacão Stan (Outubro 2005), confirmaram a vulnerabilidade estrutural desta zona; limitando o já precário acesso à água para consumo humano e para uso agrícola de várias comunidades do município, o furacão afectou gravemente a Segurança Alimentar e Nutricional das populações.
 
Cabe ressaltar que o município de Ixchiguán situa-se à cabeça de três importantes bacias de rios e no seu território encontram-se numerosas nascentes de água. No cerro Cotzic nascem os rios Naranjo, Coatán e vários afluentes do río Suchiate. Por este contexto geográfico, as acções de recuperação ambiental e de gestão sustentável dos recursos hídricos nesta área têm amplas consequências nas zonas das bacias dos rios mencionados.

O Cerro Cotzic é também uma zona de recarga hídrica de grande importância para a vida dos habitantes da região e para a conservação da natureza.

Assim, este projeto de segurança alimentar pretendeu contribuir para a redução da vulnerabilidade alimentar nas comunidades beneficiárias; apoiar os processos de fortalecimento municipal relacionados com a participação social e a descentralização da gestão do desenvolvimento; e reduzir os índices de doenças relacionadas com o consumo de água, as quais estão identificadas como parte das causas mais significativas de mortalidade e morbilidade infantil.

Desta forma, foi possível melhorar a gestão sustentável dos recursos hídricos com orientação para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no Município de Ixchiguán.

País: Guatemala

Localidade: Município de Ixchiguán, Departamento de San Marcos

Quando: 2007-2009

Financiamento: 449 978 €

Beneficiários: 23 022 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



PARCEIROS



Related projects