Portugal

Equipa Oikos recebe formação para implementar e divulgar em Portugal metodologia de Simulação de Empresas!

vendrell1

A Equipa da Delegação de Braga da Oikos esteve, entre 23 a 27 de Maio, em Sant Pere de Ribes, Espanha, a receber formação especializada sobre a metodologia de Simulação Empresarial.

A formação foi ministrada pelos dois parceiros do novo projecto da Oikos Practice@Business: Europen – PEN International (Entidade que coordena a Rede Mundial de Empresas Simuladas) e Fundacio Inform (Instituição responsável pela gestão da Rede Espanhola de Empresas Simuladas).

 

Esta atividade integra a primeira fase deste projeto, cujo objetivo central é transferir, aplicar e disseminar em Portugal esta metodologia de capacitação para a empregabilidade que tem tido sucesso, nomeadamente com o público juvenil, em várias partes do mundo.

 

Através desta formação, é agora possível à Oikos contar com os recursos humanos essenciais à aplicação da metodologia e à sua divulgação junto de outras entidades portuguesas.

 

Entre os temas abordados,estiveram o funcionamento da rede internacional de negócios simulados e as especificidades da rede espanhola (culturalmente mais próxima da realidade portuguesa), aspetos metodológicos específicos sobre o conceito e ferramenta pedagógicos, serviços de software providenciados aos membros da rede, papel dos formadores e estrutura habitual das Empresas Simuladas.

 

Para além dos momentos formativos de caracter mais teórico, foi ainda possível à Equipa Oikos conhecer algumas Empresas Simuladas da região e esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento junto dos seus coordenadores, formadores e formandos. Entre as empresas visitadas, contam-se, por exemplo, a PROTECT LABORAL, que se dedica ao comércio virtual de vestuário de trabalho, a Terrisal, cujo objeto virtual de negócio é o comércio de produtos artesanais e a Procamp, que comercializa virtualmente frutos secos e outros produtos alimentares com tradição na região de Reus.

 

O contacto estabelecido com os formandos permitiu confirmar a motivação e sentido de utilidade acrescidos que este tipo de metodologia, assente numa lógica de “aprender fazendo”, traz a quem a pratica. A Equipa OIKOS teve mesmo a oportunidade de assistir a uma apresentação pública dos produtos de uma das empresas e a uma reunião presencial entre membros de duas empresas simuladas.

 

Segue-se, agora, o processo de transferência e adaptação do software e recursos pedagógicos necessários à implementação da metodologia!

 

vendrell1  Scott