Portugal

Encontro de Jovens em Alcoutim marca encerramento do projeto “Cinema Documental ODM”

Alcoutim nunca mais será a mesma. Pelo menos nas cabeças e corações de todos que participaram no Encontro Ibérico de jovens que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de Março e que marcou o encerramento do projeto “Cinema Documental ODM”, um projeto de educação para a cidadania global sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio desenvolvido pela Oikos e pela ONG espanhola CIC-Batá.

Foram cerca de 60 os jovens andaluzes e portugueses que responderam positivamente ao desafio lançado pelas duas ONG e participaram num momento de partilha, debate, reflexão e aprendizagem sobre o papel dos jovens na luta por um mundo mais justo e na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

 

O Encontro começou no dia 1, com a viagem e as habituais sessões de acolhimento e apresentação de participantes. No entanto, o momento mais alto do primeiro dia foi a participação dos jovens na tertúlia “Palavra Sexta à Noite” na Biblioteca Municipal de Alcoutim (Casa dos Condes), em que puderam apresentar à população local as suas ideias e os próprios ODM através da apresentação dos microfilmes criados no âmbito do Concurso Curtas de Cinema Documental Jovem.

 

Sábado foi o dia mais completo e desafiante do encontro. Os participantes acordarem cedo e dividiram-se por 5 workshops temáticos que ocorreram um pouco por toda a vila. Nestas oficinas os jovens tiveram a oportunidade de trabalhar diferentes formas de arte como veículos de comunicação e sensibilização sobre os ODM. Os participantes, devidamente enquadrados e apoiados por 4 formadores oriundos de Alcoutim Vítor Teixeira (audiovisual), Francisco Brás (Teatro), Carlos Luz (Pintura) e Irma Lopes (Expressão Corporal) e um mexicano Eric Daniel Sanchez (acompanhado por outros elementos da Orquesta Mitote) prepararam apresentações artísticas centradas nos ODM que, nesta mesma noite, apresentaram na Igreja de Nossa Sra. da Conceição, num espetáculo aberto para toda a comunidade.

 

Domingo foi dia de regresso dos participantes, mas não antes de uma concorrida e divertida sessão de avaliação da atividade e do projeto. No final a tristeza da despedida foi temperada pela promessa de, sempre que for possível, continuar a trabalhar e a refletir juntos. Por um mundo melhor.