Notícias

É importante assegurar a saúde e bem-estar dos povos indígenas

Todos os anos, desde há 23 anos, no dia 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Desta maneira todas as comunidades no mundo têm a oportunidade de celebrar a riqueza e os benefícios das populações indígenas. Mas o mais importante ainda, é que este dia é uma ocasião para o Homem avaliar a situação das populações indígenas e que sacrifícios são necessários fazer em prol destas populações para melhorar a sua vida.

 

O mundo tem cerca de 300 milhões de indígenas a viver em mais de 70 países que são sinónimo de mais de 5.000 línguas e culturas.

 

Alguns dos países onde a Oikos trabalha têm populações indígenas, muitas afetadas por graves índices de vulnerabilidade alimentar, económica e social apresentando indicadores preocupantes de exclusão e pobreza. Uma das ações mais recentes da Oikos com estas comunidades realizou-se entre 2010 e 2013, nas Honduras, com indígenas tolupanes. Foi feito um trabalho de fortalecimento da Associação de Produtores Indígenas do município de Yoro que promoveu a sua integração económica e social, aumentou o uso sustentável dos recursos naturais e reduziu os níveis de pobreza das comunidades.

 

Esta é também uma área que a Oikos aborda ao nível da sensibilização, no trabalho com jovens e público em geral. Cultura e Povos indígenas é um dos temas da exposição e mostra de vídeos documentais Terra de Todos, disponível para requisição de escolas e outras entidades.

 

Em 2015, as Nações Unidas colocam em destaque as questões das populações indígenas quanto ao acesso à água e sobretudo à saúde, que continua a ser um desfio crítico.