O Dia Internacional da Juventude começou a ser comemorado há 16 anos atrás, a 12 de Agosto, e este não é apenas um motivo de celebração, é um incentivo para que a sociedade se junte às causas pelas quais os jovens lutam.
Atualmente, a camada jovem no mundo é sinónimo de 1.8 mil milhões de pessoas e são eles que representam o futuro da sociedade. São estes jovens que podem impulsionar o desenvolvimento socioeconómico, caso se invista na educação e na inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
O trabalho com e para os jovens tem sido constante nas prioridades da Oikos, quer a nível internacional quer nacional.
Como exemplo, em Portugal a Oikos desenvolve atualmente um projeto de empregabilidade para jovens que não estão a estudar e/ou que se encontram desempregados, no distrito de Braga. O projeto foi pensado sobretudo para responder às necessidades que se imaginam que sejam comuns à maioria dos jovens portugueses. Vários foram já os jovens que conseguiram uma integração no mercado de trabalho.
O tema deste ano para o Dia Internacional da Juventude é “Juventude e Ligação Cívica”. A participação e o envolvimento dos jovens é essencial para alcançar o desenvolvimento humano sustentável. No entanto, muitas vezes as oportunidades para que os jovens se envolvam politicamente, economicamente e socialmente são escassas.