Nas Honduras, Catacamas já vivia antes do COVID-19 a problemática de poucas oportunidades de emprego e rendimento – especialmente jovens e mulheres.
Esta foi uma situação que piorou nos tempos em que vivemos e por isso a Oikos, em conjunto com o ICADE e Camara de Comercio e Indústrias de Catacamas, que trabalham para o aumento de oportunidades de emprego decente e produtivo e a geração de rendimento das famílias, têm feito esforços redobrados para melhorar as condições de vida desta população.
Assim, estamos a apoiar reativação económica do município e municípios vizinhos tendo sido preparado um Plano de Contingência. Foi dada formação sobre medidas de biossegurança, começando pela própria equipa deste projeto e os seus beneficiários, que irão fazer supervisão a empresas e postos de controle em Catacamas.
Também têm sido feitas ações de incidência política com apresentação de propostas de reativação da economia e do emprego no Município, além de estarmos a apoiar a regulação de preços para unidades económicas em conjunto com a polícia municipal.
Uma das atividades importantes foi também a promoção de um encontro com a sociedade civil, profissionais de saúde, Instituto de Segurança Social das Honduras, Polícia, Bombeiros, Sistema Nacional de Gestão de Riscos das Honduras, com o objetivo de rever o Plano de Contingência para a reativação da economia no Município.
Todas as atividades têm respeitado as medidas de segurança e prevenção ao COVID-19.
Estas ações enquadram-se no trabalho desenvolvido através do programa EURO+LABOR, com financiamento da União Europeia.