Comissão Europeia lança concurso destinado aos jovens da União Europeia, sob o tema da protecção infantil.
Em Portugal a iniciativa será coordenada pela oikos – cooperação e desenvolvimento, ONG empenhada na promoção da educação para o desenvolvimento.
“Garantir e dar a conhecer os direitos da criança, em especial o direito à protecção de que gozam todas as crianças e adolescentes europeus ou residentes na União Europeia, são objectivos comuns à União Europeia e aos seus Estados-Membros” afirmou o Vice-Presidente Jacques Barrot, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela Justiça, Liberdade e Segurança.
As crianças e os adolescentes europeus, dos 10 aos 18 anos, são convidados a conceberem um cartaz sobre o tema do direito à protecção das crianças na União Europeia. Com este concurso pretende-se que os jovens cidadãos europeus conheçam melhor este direito e estejam melhor preparados para o defender.
O desafio é lançado a todas as escolas que queiram participar, formando grupos de pelo menos quatro elementos dentro de dois escalões etários: 10-14 anos e 15-18 anos. As inscrições já estão abertas on-line em www.eurojeune.eu e todos os cartazes terão que ser recebidos na sede da oikos até 31 de Outubro de 2008.
A primeira fase de selecção será nacional, sendo escolhidas três equipas vencedoras de cada grupo etário para entrarem automaticamente na selecção europeia. As seis equipas vencedoras a nível europeu têm como prémio uma visita turística a Bruxelas, onde terá lugar a cerimónia europeia de entrega dos prémios presidida por Jacques Barrot.
Os melhores cartazes serão apresentados nos sítios Internet das representações da Comissão nos Estados-Membros e no servidor Europa. Poderão igualmente ser utilizados em futuras campanhas europeias de defesa dos direitos da criança, nomeadamente o direito à protecção.
A oikos coordena este concurso em Portugal pelo terceiro ano consecutivo, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia. Recordamos que, em 2007, as equipas portuguesas vencedoras a nível nacional ficaram em 2º e 3º lugar europeus nos escalões dos 15-18 anos e 10-14 anos, respectivamente.
Já participaram neste concurso cerca de 8 000 equipas de toda a União Europeia, o que representa uma adesão de aproximadamente 32 000 jovens, movidos pela defesa dos seus direitos e pela não discriminação.
Contacto
OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento
Joana Sofia Da Costa Dias
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora
2790-447 Queijas
PORTUGAL
Tel:21 882 36 30
Fax: 21 882 36 35