Portugal

Boas notícias: primeiros jovens já integrados no mercado de trabalho!

SAM 1862 1

O trabalho da Oikos no apoio à empregabilidade jovem em Braga começa a dar os primeiros frutos, com a integração dos primeiros jovens no mercado de trabalho. 

O foco dos últimos meses foram diversas acções de formação dirigidas aos jovens inscritos para que melhorem as suas capacidades pessoais e sociais para a procura de emprego, ou para o empreendedorismo.   

Para além disso, têm sido feitas diversas sessões de apresentação do projeto junto das escolas (com jovens que estão a terminar o seu percurso formativo) e de instituições que apoiam pessoas em situação de desemprego (caso da UGT Braga – Operação Desempregados).

 

3 momentos importantes a destacar


Workshop DESCOBRIR-TE

De 18 de Maio a 3 de Junho, foram dinamizadas duas ações de Coaching Grupal, com a duração de 25 horas, com o propósito de ajudar os seus participantes a definir metas profissionais e a encontrar estratégias práticas e adequadas para as atingir.

Workshop ATIVAR-TE

De 5 a 12 de Junho, foi desenvolvida a primeira ação de criação de Instrumentos para a Procura de Emprego, com a duração de 20 horas, cujo objetivo era apresentar alguns instrumentos que os jovens pudessem utilizar a ser favor no processo de procura de emprego. Uma vez que este tipo de formação é oferecido por outras entidades, optou-se pela elaboração de um plano curricular pensado “fora da caixa”, que incluiu, nomeadamente, a exploração do Linkedin, dos CV criativos ou das páginas web profissionais. 

Workshop VALORIZAR-TE

De 15 a 29 de Junho, realizou-se a primeira ação de Marketing Pessoal, com a duração de 30 horas, que, no seguimento das atividades anteriores, pretendeu aprofundar o apoio à definição de planos para a concretização de objetivos profissionais e sobretudo treinar competências de comunicação, aplicadas em situações práticas de entrevista de emprego e apresentação de pitchs.  

 

O que se segue?

Durante o mês de Julho, a equipa tem tentado proporcionar um apoio personalizado a tod@s @s jovens que têm integrado as ações do projeto, através de diversos encontros presenciais de acompanhamento, seguidos, em alguns casos, de processos de encaminhamento para soluções extra projeto.

A partir do mês de Setembro, para além da replicação das ações acima descritas, prevê-se a aposta na capacitação para a criação do autoemprego, nomeadamente através da realização de dois Cursos de Formação para o Empreendedorismo, em parceria com a Associação Industrial do Minho e da subsequente ação de assessoria técnica nesta área.

 

Até lá, é importante recordar que as inscrições para participar no projeto se mantêm abertas em permanência.

Para tod@s os interessados em participar, com menos de 30 anos que não estejam a estudar ou trabalhar, basta preencherem o nosso formulário de inscrição aqui.


 

SAM 1862 1


Ver fotos


Outras informações: Tel. 253 067 210 ou Email ana.rodrigues@oikos.pt