Peru

Banana orgânica produzida no Peru é reconhecida internacionalmente

Há largos anos que a Oikos trabalha no apoio à produção e comercialização de banana orgânica no Peru. Recentemente foi publicado um artigo que fala do bom trabalho desenvolvido nesta região e que nomeia a Oikos em concreto, o que nos deixa orgulhosos e motivados para continuar o nosso trabalho neste país.

 

Apoiar e fomentar a produção de banana orgânica tem proporcionando uma melhoria de vida, aumento de rendimentos e uma maior estabilidade para centenas de famílias de produtores. Assim, ampliando a sua escala de produção e aumentando a cadeia de valor permitindo o acesso ao mercado nacional e internacional, tem vindo a reduzir a pobreza dos produtores, trabalhadores e comunidades da região de Piura através do desenvolvimento sustentável do setor bananeiro.

Consulte o artigo aqui ou leia na íntegra, em português:

 

“Um dos produtos que é consumido em maior quantidade na Ásia e na Europa é banana orgânica produzida em Piura, no Peru, afirmou Jeroen de Vries, do Programa de Gestão de Desenvolvimento Económico Justo. “Aqui no Peru há muitas cadeias de especialistas de banana que permitem a sustentabilidade e competitividade do produto“, disse ele.

 

A Holanda considera o Peru como um mercado muito importante para os produtos agrícolas pelo seu clima, sendo um dos principais fornecedores chave pela qualidade e volume exportado “, disse o assessor holandês do mesmo Programa. Jeroen de Vries disse ainda que em frutas e legumes, o Peru é um dos países líderes de produção, que tem assegurado um bom mercado na Europa, sendo que um dos produtos de maior quantidade consumida é a banana orgânica produzida em Piura.

 

Jeroen de Vries ressalta que o Peru tem um bom futuro nas exportações devido aos acordos de comércio livre assinados, garantindo mercado quer para os países na Europa quer para o resto do mundo. “Aqui no Peru há muitas cadeias de especialistas de banana que permitem a sustentabilidade e competitividade do produto”, disse ele. O consultor holandês afirmou que um fator importante para esse sucesso é o apoio que a União Europeia dá à Câmara Técnica de Piura, que ajuda a melhorar a competitividade, sustentabilidade e rentabilidade das bananas orgânicas peruanas.

 

Por sua vez, o especialista em exportação de banana orgânica, engenheiro Eduardo Larrea Tovar, afirmou que a boa imagem da Holanda em relação ao Peru em questões de exportação se deve às Organizações bananeiras que permitem manter o produto em alta e que, apesar das limitações identificadas no setor agrícola, conseguem continuar a desenvolver-se. O coordenador do projeto PROBANANO – financiado pela União Europeia – reiterou o apoio da cooperação internacional através da ONG Oikos – cooperação e desenvolvimento, a fim de continuar a apoiar os produtores e agricultores em Valle del Chira.

 

Cabe ainda destacar que a comercialização de bananas orgânicas no mercado internacional é feita em caixas de cartão. Cada contentor exportado da região de Piura contém 1.080 caixas e cada caixa contém cerca de 100 bananas orgânicas. Cada contentor tem um custo médio de mercado de dez mil dólares. A União Europeia é o principal destino das bananas orgânicas com 60% do total das exportações, seguido pelos EUA com 31% e o Japão com os restantes 9%.”