O projeto Humanizar(Arte) da Oikos pretende apoiar e defender os Direitos Humanos, mais concretamente, reforçar o conhecimento e papel ativo da sociedade civil, em especial dos jovens, das entidades educativas e das Organizações da sociedade civil do distrito de Braga, na promoção da Cidadania e Direitos Humanos.
Este projeto foi apresentado ontem num Evento de lançamento realizado no Centro da Juventude de Braga, a uma sala recheada de representantes de Agrupamentos de Escolas do distrito de Braga e Escolas Profissionais, Associações juvenis, Organizações da Sociedade Civil e alunos.
Aos presentes foi apresentada a temática e a estrutura do projeto. Assim, o projeto será dirigido a dois contextos distintos e respectivos beneficiários: Contexto Educativo (alunos e professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino secundário e Ensino Profissional) e Contexto Associativo (jovens e profissionais pertencentes a associações juvenis e organizações da sociedade civil que trabalhem com jovens).
Os principais objetivos deste projeto são: Informar e sensibilizar os jovens para as problemáticas dos Direitos Humanos, refletindo sobre o papel que cada um tem para a promoção dos mesmos; Capacitar profissionais, docentes e técnicos que trabalham com jovens, fornecendo-lhes ferramentas e recursos para trabalhar autonomamente esta temática; Mobilizar todos os beneficiários do projeto para intervir ativamente em prol dos Direitos Humanos, nomeadamente através da criação de produtos artísticos (tais como microfilmes documentais, uma peça de teatro, uma exposição fotográfica, um espetáculo de música e dança,…) que serão utilizados como poderosos instrumentos de sensibilização que se preveem apresentar publicamente à comunidade. Por fim, o projeto pretende disseminar online informação, conteúdos, materiais e Boas práticas sobre a temática dos direitos humanos criados no âmbito da intervenção.
O evento permitiu à Oikos estabelecer contacto direto com os representantes das Organizações beneficiárias do projeto, salientar a importância de trabalhar ativamente com os mais jovens a temática dos Direitos Humanos e incentivar a participação, no sentido de todos contribuírem para um mundo progressivamente melhor e mais igualitário.
Estiveram presentes os parceiros formais do projeto, nomeadamente,o Dr. Pedro Soares, Diretor do Centro da Juventude de Braga, a Drª Epifânia Oliveira, representante da vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara de Braga, e ainda a Drª Sandra Silva em representação do Pelouro da Juventude da CM Braga que destacaram a importância deste projeto para os jovens do município e para a sociedade em geral.
Esta ação de lançamento do projeto Huminaz(Arte) será o primeiro de muitos eventos que estão previstos ocorrer durante os 22 meses de longevidade do mesmo.
Para mais informações poderá contactar a equipa da delegação Norte da Oikos através dos emails: marcia.enes@oikos.pt; daniela.pereira@oikos.pt
Este é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s – Active Citizens Fund/EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Será desenvolvido em parceria com: Câmara Municipal de Braga, Centro de Formação Sá de Miranda, e InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica de Braga, EM /Centro de Juventude de Braga.