Qualquer projeto depende das comunidades onde trabalha para ser bem-sucedido. E no caso concreto da gestão de resíduos plásticos, encontramos por vezes comunidades divididas entre aqueles que entendem bem o papel determinante que ocupam, e os que delegam a possibilidade de mudança nas mãos das entidades oficiais.
Pela dimensão da comunidade, e devido à resistência generalizada com o início do processo de recolha, procurou-se aproximar os residentes do tema, de forma mais lúdica e divertida.
Levámos então até Água Izé o grupo de teatro “Os Divertidos” para, de forma lúdica, promovermos o envolvimento comunitário na resolução de um hipotético conflito e de diversas situações referentes ao depósito de resíduos em locais proibidos ou em terrenos privados – todas elas situações inspiradas em histórias reais e vivenciadas por diversos residentes nas diferentes comunidades-alvo do projeto.
A sessão de teatro contou com uma plateia de 50 pessoas e o momento foi apreciado por todos, havendo até solicitações para repetir. E, no final da atividade, vários participantes começaram a recolher resíduos que estavam em redor e a colocá-los nos contentores determinados para essa tipologia de resíduos.
O projeto “Çê úcu, maxi futulo – Reciclagem e transformação de plásticos através da intervenção comunitária”, é implementado em parceria com a Missão DIMIX e tem financiamento da Cooperação Portuguesa / Camões, IP.

