Natália Silva é líder comunitária, professora na creche da roça Saudade e uma das 3 responsáveis de uma iniciativa empresarial, que se foca na produção orgânica do sistema agroflorestal da comunidade para elaborar diferentes tipos de compotas e geleias, a partir de frutos e outros produtos florestais não lenhosos e produzidos e recolhidos de forma sustentável.
“Com este apoio pude realizar um sonho antigo. Hoje o meu grupo tem a marca “Sabores que deixam Saudade” e finalmente conseguimos vender os nossos produtos. A minha vida melhorou porque agora temos a nossa loja comunitária e um espaço próprio para fazer a transformação das frutas, equipado com tudo que precisamos!”, explica Natália.
A famosa compota de framboesa, o doce de mamão-verde e o licor de ananás podem já ser degustados e adquiridos na loja comunitária de Saudade!
Natália é uma das beneficiárias dos projetos Tesouros d’Obô e ECOFAC VI (financiado pela União Africana) que lidera o acompanhamento técnico a este negócio, apoia esta iniciativa bem como outras linhas inovadoras de PFNL’s (plantas medicinais e aromáticas, o cultivo de cogumelos e produtos cosméticos) em 3 comunidades (Abade, Saudade e Plancas I) da zona tampão do Parque Natural Obô de S. Tomé, fornecendo apoio técnico, material e a capacitaçãnecessária.
No âmbito do projeto Paisagem, apoiaremos também a continuidade de reforço e melhoria do sistema agro-florestal biodiverso na Saudade, bem como em outras 20 comunidades.
O projeto Paisagem é implementado, em consórcio, com a Oikos, BirdLife e a Zatona Adil, com financiamento da União Europeia e Instituto Camões. No projeto ECOFAC VI, a Oikos trabalhou em parceria com a BirdLife, com o financiamento da União Europeia e Instituto Camões.