São Tomé e Príncipe

Apoiando a criação de negócios para melhorar a segurança alimentar e nutricional

WhatsApp Image 2022-03-30 at 17.55.53

A criação do búzio vermelho (Archachatina Marginata), na comunidade de Molundo, é um dos negócios que surgiu no âmbito do projeto de apoio ao desenvolvimento de atividades rurais para melhorar a segurança alimentar e nutricional e as cadeias de valor dos produtos florestais não lenhosos (PFNLs).

A Oikos São Tomé e Príncipe faz o acompanhamento e o apoio à produção, transformação e comercialização deste produto, bem como auxilia a elaboração de outros 10 planos de desenvolvimento empresarial de negócios relativos a PFNLs em 12 comunidades de São Tome e Príncipe.

 

Negócios como a produção de cogumelos, fabrico de compotas e chás de ervas medicinais (comunidade de Saudade), algodão da árvore micondó (Plancas), tomate seco e vinagre (Claudino Faro) e o mel (São Carlos) são outros exemplos.

 

Durante todo o mês de Março a Oikos esteve a dar formação nas comunidades de Mulundo, Praia das Conchas, Placas, Saudade, Abade e Claudino Faro para a elaboração de planos de desenvolvimento empresarial de negócios relativos a estes produtos.

Este projeto procura responder diretamente à necessidade de diversificar os produtos locais, promovendo os PFNLs, através de formações que sensibilizam e capacitam para o tema e fornecendo o equipamento e materiais necessários para o seu desenvolvimento.

 

WhatsApp Image 2022-03-30 at 17.55.53   WhatsApp Image 2022-03-30 at 17.55.56