MAIS – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior
Pretendemos aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior, através da sua capacitação, bem como promover a sua visibilidade e aumentar a igualdade entre homens e mulheres.
A maioria das mulheres agricultoras não se considera uma trabalhadora rural, pelo que acaba por não se inscrever na segurança social ou assumir propriedade das terras. Este contexto promove a desigualdade de género e a dependência económica, aliado à falta de representatividade em estruturas associativas e em tomadas de decisão.
Assim, através de instrumentos participativos, procura-se aumentar a participação feminina na área agrícola capacitando-as enquanto agricultoras a ter igualdade de género no seu setor, e uma posição nas tomadas de decisão.
Serão criados grupos focais compostos por mulheres para levantamento de necessidades e identificação dos beneficiários, bem como a construção de instrumentos de intervenção que abordem conteúdos técnicos e de desenvolvimento pessoal para a sua capacitação, a partir dos quais será implementada a Teoria da Mudança.
A nível técnico, estas mulheres trabalharão sobre os domínios da produção agrícola ecológica, a comercialização justa e a organização coletiva, enquanto a nível pessoal centra-se no trabalho de interesse das mulheres através de um projeto prático elaborado pelas mesmas.
Procura-se também desenvolver uma plataforma tecnológica que sirva de base informativa para se divulgar os resultados da intervenção, realizar ações de formação com o público-alvo e agentes comunitários, e para se criar um maior envolvimento de parceiros, agentes locais e entidades nacionais para divulgação de resultados, experiências e boas práticas.
Localidade: Regiões do Interior
Quando: 2020-2023
Orçamento: 248 240 €
Beneficiários: N/A