A expansão da Covid-19 é particularmente preocupante na América Latina, que tem devastado severamente países que já viviam em crise e com elevados níveis de pobreza mesmo antes da pandemia chegar. Segundo os dados mais recentes, a região da América Latina contabiliza 26% da totalidade dos casos e 25% dos óbitos por Covid-19 apesar de representar apenas 8,3% da população mundial.
A Oikos, que trabalha em diversos países da América Latina, recentrou os seus esforços para o apoio às populações em maior risco de serem afetadas pela doença e pela crise económica.
Em El Salvador a situação das famílias carenciadas transformou o apoio em acção humanitária, com a distribuição de 1160 kits de emergência, contendo cabazes alimentares, cabazes de higiene e diversos materiais informativos e de prevenção para 45 comunidades.
A distribuição para mais de 3500 pessoas foi feita através de Organizações Juvenis, reforçando a liderança e capacidades dos jovens no seu território, posicionando-os como agentes de mudança nas suas próprias comunidades.
Além desta entrega em géneros, mais de 200 famílias receberam cartões pré-pagos multiusos para compra de bens de primeira necessidade e máscaras de proteção.
Liberdade, escolha, responsabilidade, gestão familiar. Sempre que é seguro e possível, esta é uma forma de ajuda que a Oikos privilegia.
Para este apoio, foram identificadas as famílias com maior necessidade e mais afetadas durante a pandemia, estando entre elas famílias monoparentais, com pessoas idosas, crianças ou alguma condição de saúde crónica.
Este é um trabalho continuado da Oikos com financiamento da União Europeia e apoio de parceiros locais ADES e SSPAS.