Apoio à recuperação do setor agrícola como forma de contribuir para a segurança alimentar das populações afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth
Pretendemos aumentar a resiliência das comunidades afetadas aos efeitos das mudanças climáticas, através de uma abordagem integrada de segurança alimentar e gestão de riscos climáticos.
Em 2019 a Província de Sofala, em particular os Distritos de Nhamatanda e Dondo, foi afetada por um dos mais violentos fenómenos meteorológicos dos últimos anos na região, tendo a Oikos e os seus parceiros reagido de imediato no apoio à população mais afetada. Poucas semanas mais tarde, um fenómeno semelhante ocorreu no Norte do País, afetando de forma igualmente severa várias províncias, em particular Cabo Delgado e o Distrito de Quisanga, tendo a Oikos e os seus parceiros agido de imediato.
Na sequência das intervenções de emergência, realizadas pela Oikos em resposta ao impacto dos furacões Idai e Kenneth nas Províncias de Sofala e Cabo Delgado, pretendeu-se aumentar a resiliência das comunidades afetadas aos efeitos das mudanças climáticas, através de uma abordagem integrada de segurança alimentar e gestão de riscos climáticos.
Mais concretamente, pretendeu-se recuperar a capacidade produtiva de pequenos produtores e das suas organizações, como forma de contribuir para a segurança alimentar das suas famílias e melhorando a sua capacidade de armazenar, preservar e maximizar os benefícios nutricionais dos alimentos, bem como contribuir para a recuperação económica da comunidade.
Localidade: Sofala, Cabo Delgado
Quando: 2020-2022
Financiamento: 411 387 €
Beneficiários: 225 073 pessoas