Os Oceanos atravessam uma gigantesca crise global desde o mar profundo, às águas costeiras ou às regiões mais longínquas dos oceanos polares gelados.
São essenciais ao suporte da vida na Terra no entanto muitas atividades humanas têm impacto no oceano. Precisamos defender a capacidade dos Oceanos produzirem oxigénio, absorverem carbono e fornecer alimento e meios de subsistência a milhões de pessoas.
Apesar de existirem metas acordadas globalmente para alcançar através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os dados científicos do “Relatório Especial do IPCC sobre o Oceano e a Criosfera num Clima em Mudança” e do “Relatório de Avaliação Global do IPBES sobre Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas”, colocam-nos a todos em estado de alerta e tornam necessário mobilizar um envolvimento crescente dos cidadãos.
A Oikos juntou-se a um conjunto de organizações da sociedade civil e organizações filantrópicas de vários países e aderiu à “RISE UP – A Blue Call to Action”, uma iniciativa coletiva para promover ações concertadas para defender os oceanos e o nosso futuro global.
Os objetivos do “RISE UP – A Blue Call to Action” são:
- Recuperar a vida do oceano
- Investir de imediato num futuro de neutralidade carbónica
- Acelerar a transição para uma economia circular e sustentável
- Assegurar poder de decisão e apoiar as comunidades costeiras
- Empoderar e apoiar as populações costeiras
- Unificar para uma efetiva governação global do oceano
- Proteger pelo menos 30% do oceano até 2030
Não há tempo a perder. Os cientistas alertam que temos até 2030 para tomar medidas para impedir que atravessemos a linha de perigo de aquecimento global. As escolhas que fazemos hoje são críticas para a saúde do nosso oceano e para o nosso próprio futuro. 2020 é o ano em que os governos de todo o mundo devem concordar com ações sem precedentes, arrojadas e justas que colocarão o Oceano num caminho de recuperação até 2030.
A Oikos tem projetos que são verdadeiros exemplos do compromisso da Oikos com o futuro dos Oceanos e do nosso planeta.
Nomeadamente em Moçambique, protegendo os recursos naturais e São Tomé e Príncipe, trabalhando na conservação e proteção da biodiversidade marinha, a sustentabilidade das pescas e os meios de subsistência das famílias dependentes dos recursos marinhos.
Apelamos a que outras organizações se unam ao “RiseUp for the Oceans” e que juntem a sua voz à nossa.