Notícias

Hoje, mais do que nunca, juntos e a trabalhar para um Mundo melhor #covid19

A tod@s os associad@s, doadores, parceiros e amig@s da Oikos, queremos deixar uma mensagem de solidariedade e incentivo perante os tempos difíceis que vivemos.

Dando seguimento às recomendações da Direção Geral de Saúde, a Oikos estabeleceu um Plano de Contingência para a Sede em Oeiras e para a Delegação Norte (Braga). Este plano visa reajustar as atividades, estabelecer medidas de segurança humana, proteção dos colaboradores, parceiros e das comunidades. A partir de hoje, e seguindo as orientações das autoridades nacionais no âmbito da Declaração de Estado de Emergência, os recursos humanos da Oikos em Portugal estão a trabalhar – sempre que possível – em regime de teletrabalho.

 

Neste sentido, apelamos a que os contactos com a organização sejam canalizados, preferencialmente, para o email do secretariado da Oikos – oikos.sec@oikos.pt – que reencaminhará para a pessoa mais indicada. 

 

Em relação ao trabalho internacional, a Oikos estabeleceu Planos de Contingência para cada país, em respeito pelas orientações da Organização Mundial de Saúde e em articulação com as determinações das autoridades sanitárias locais. A situação nos diversos países é muito diferenciada, mas em todos eles mantemos atividade – apesar de condicionada -, em respeito pela nossa Missão Social e pelas orientações nacionais. 

 

Hoje, mais do que nunca, necessitamos de continuar juntos e a trabalhar para um Mundo melhor.     

 

Respeite todas as medidas de segurança humana e sanitária ,divulgadas pelas autoridades; continuemos solidários e não esqueçamos aqueles que são mais vulneráveis nas nossas comunidades. Se todos fizermos a nossa parte, estaremos a minimizar os efeitos desta pandemia que todos queremos que passe rápido e com o menor dano possível. 

 

Ao Governo Português e à União Europeia, apelamos para que não menospreze o apoio às organizações sociais como a Oikos, por forma a garantir a capacidade instalada, os seus recursos humanos, o seu saber-fazer. Estes serão de extrema utilidade para uma ampla resposta de assistência humanitária e socioeconómica, não apenas em Portugal, mas em África e América Latina, sob pena de o flagelo se prolongar muito além da pandemia.

 

Proteja-se, informe-se e cuide de si e dos outros.

www.covid19.min-saude.pt