Colômbia

Marino Torres, um exemplo de superação e determinação mesmo com a sua limitação física

Marino Torres vive perto da zona urbana de Tumaco, mais concretamente no setor conhecido como Piñal Salado onde integra a organização “Jóvenes Construyendo Futuro”, composta por 45 membros.

Marino ficou com uma deficiência nas pernas depois de sofrer de artrite infeciosa com apenas 6 anos. “A doença pronunciou-se com uma forte dor nas pernas no dia de Natal”, lembra o jovem. Devido a esta doença, Marino teve vários problemas de discriminação mas isso nunca o fez parar. “Sou sempre o primeiro, destaco-me sempre”, conta-nos.

Com a chegada do projeto Junt@s à organização da qual faz parte, Marino foi reconhecido pelo seu trabalho e agora é membro do conselho de administração.

Marino é um exemplo a seguir para todos os jovens porque, mesmo com uma doença que o limita fisicamente, demonstra uma enorme resiliência ao trabalhar na fazenda dos pais no cultivo de cacau, como mototaxista e como um dos líderes da organização.

Desde 2020, a organização “Jóvenes Construyendo Futuro” faz parte do Projeto Junt@s financiado pela União Europeia e pelo Instituto Camões, I.P. implementado pela Oikos e pela Agência de Desenvolvimento Local de Nariño.

Com a presença do Junt@s, os jovens da organização fortaleceram as suas soft skills, o multiculturalismo, a inovação social, a advocacia política e fortaleceram a linha de produção de cacau usando a Metodologia Canvas, um conhecimento adquirido em workshops.

Assim como Marino, no município de Tumaco outros jovens das organizações “Asociación de Mujeres Afro con Emprendimiento Empresarial – Afromuvara”, “Fundación Ambiental”, “Cultural y Deportiva del Pacífico” e ”Asopazcifico”, também fortalecem a sua liderança, empreendedorismo e tornaram as suas organizações mais produtivas para melhorar o qualidade de vida nas regiões onde vivem.