Notícias

A Oikos na COP 22 em Marraquexe

Entre os dias 7 e 18 de Novembro decorreu a 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-22) em Marraquexe. A Oikos participou na conferência, em representação da Plataforma Portuguesa das ONGD.

 

Esta reunião esteve muito longe do mediatismo da anterior COP, mas à partida teria uma importância capital para que Paris passasse do papel para a prática. No entanto a conferência ficou muito marcada por eventos externos que reduziram muito o seu potencial impacto. Em primeiro lugar a eleição de Donald Trump, um negacionista da mão humana no aquecimento global, para presidente dos Estados Unidos da América (o segundo maior emissor global de gases com efeito de estufa). Por outro lado, o facto da conferência ter sido inicialmente pensada como um grande passo para convencer mais países a ratificar o Acordo, no entanto um mês antes do inicio da COP 22 foram cumpridas as condições necessárias para o Acordo entrar em vigor (pelo menos 55 países ratificaram o acordo, representando pelo menos 55% das emissões globais) e o Acordo de Paris oficialmente entrou em vigor no dia 4 de Novembro. Por outro lado o facto da conferência decorrer num país em que existem muitas limitações à participação da Sociedade Civil, reduziu bastante o número, a dimensão e a visibilidade de ações públicas organizadas por ONG e outras entidades não estatais.

 

Do lado nacional, é de salientar que Portugal assumiu publicamente o objetivo de ser “carbon neutral” até 2050. Também convém destacar que a Oikos teve a oportunidade de se reunir, em Marraquexe, com elementos da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e de apresentar a posição das ONGD portuguesa em relação ao papel de Portugal no combate às alterações climáticas, tanto a nível nacional como ao nível da cooperação com os países em desenvolvimento.

 

Se Marraquexe ficou aquém do que se esperava, a luta continuará ao longo do próximo ano e em 2018 haverá um novo momento global de reflexão, negociação e, esperemos, de ação. Marraquexe acabou, próxima paragem Bona.