Practice@Business
Pretendemos transferir, aplicar e disseminar em Portugal uma nova metodologia de capacitação para a empregabilidade que tem tido sucesso, nomeadamente com o público juvenil, em várias partes do mundo – a Metodologia Empresas Simuladas.
Por entender que se trata de uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento das chamadas competências laborais transversais (soft skills), a Oikos surge, neste projeto, empenhada em colocar as suas potencialidades ao serviço da capacitação para a empregabilidade jovem.
Esta metodologia assenta na simulação de um ambiente empresarial real, que replica a divisão departamental, as dinâmicas de interação internas e externas e os procedimentos habituais de uma empresa autêntica.
O projeto estrutura-se em três fases com objetivos específicos e as suas atividades dirigem-se, de forma direta, por um lado, aos profissionais que trabalham com jovens em Portugal no sentido de os informar sobre a metodologia e os sensibilizar para o seu potencial, e por outro, a um grupo de jovens que irá integrar uma Empresa Simulada, acedendo, assim, à oportunidade de se capacitar para a empregabilidade de uma forma inovadora.
Durante a FASE 1 a metodologia Empresas Simuladas será transferida dos parceiros EUROPEN e Fundacio Inform para a Oikos. Esta transferência irá processar-se através da deslocação e adaptação das ferramentas pedagógicas necessárias à sua implementação (Software e Recursos Pedagógicos) e da formação de recursos humanos (equipa Oikos) para a sua utilização e divulgação junto de outras entidades.
Durante a FASE 2 será criado, testado e avaliado um modelo pedagógico assente nesta metodologia que se adeque ao trabalho específico de capacitação para a empregabilidade jovem, no quadro da realidade portuguesa. Esta fase implicará a constituição e colocação em funcionamento de uma Empresa Simulada, que integrará um grupo de 15 jovens, e a construção e aplicação de um plano formativo que utilize a metodologia para treinar as suas competências transversais.
Finalmente, a FASE 3 terá o seu foco na construção, apresentação pública e disseminação de um Guia para a utilização das Empresas Simuladas com jovens em Portugal, dirigido a organizações e técnicos que trabalham com jovens.