Portugal

Seminário “Empregabilidade Jovem: Desafios e Soluções à Escala Local” encerra Projeto (IN)EET

Foto CM Seminário INEET 3

No passado dia 31 de Março, teve lugar nas instalações do Edifício GNRation, em Braga, o seminário de encerramento do Projeto (IN)EET, dedicado à discussão dos desafios e soluções que, à escala local, se apresentam no domínio da empregabilidade jovem. 

Para além de ter contado com um painel privilegiado de oradores que incluiu os parceiros formais do projeto (Câmara Municipal de Braga, na pessoa do seu Vice-Presidente, Dr. Firmino Marques e Instituto Português do Desporto e da Juventude, na pessoa do seu Diretor Regional do Norte, Dr. Manuel Barros) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Dra. Dulce Campos), o evento contou com a presença de mais de 30 profissionais associados às áreas da empregabilidade e juventude que contribuíram com a sua vasta experiência para o debate promovido em torno das dificuldades e desafios que técnicos e entidades habitualmente enfrentam quando trabalham com estas matérias.

 

Entre Técnicos de Gabinetes de Inserção Profissional e outros serviços e projetos que prestam atendimento nos domínios da empregabilidade e empreendedorismo, Técnicos de Juventude ou Diretores Pedagógicos e Docentes, criou-se um ambiente frutífero de partilha que permitiu compreender que a existência de problemas comuns pode ser canalizada para a procura de soluções de conjunto que maximizem os recursos existentes na comunidade local.

 

O evento marcou o término do projeto (IN)EET: Capacitação Local para a Empregabilidade Jovem, em curso deste Outubro de 2004 e de cujas principais atividades fomos dando conta nesta página.

 

Este projeto, financiado pelo EEA Grants, através do Programa Cidadania Ativa, simbolizou o início de uma intervenção que a Delegação de Braga da OIKOS pretende continuar a alimentar, em prol da empregabilidade jovem.

 

O seu desenvolvimento permitiu sinalizar 212 jovens NEET, preparar 169 jovens em situação Pré-NEET para a sua entrada no mercado de trabalho, desenvolver 11 ações de Coaching, 9 ações de Instrumentos para a Procura de Emprego, 8 ações de Marketing Pessoal, 1 ação de Networking, 2 Curso de Formação para o Empreendedorismo, 5 ações de Mentoria e 5 ações de Assessoria Técnica ao Empreendedorismo e apoiar de forma individualizada 51 jovens NEET, dos quais 33 já se encontram a trabalhar.

 

Permitiu ainda o desenvolvimento de instrumentos de apoio à empregabilidade jovem sobre os quais daremos notícias muito em breve e que nos quais se incluem 2 vídeos e uma plataforma online. 

 

Ver mais fotos

 

Foto CM Seminário INEET 3  SAM 2018