Nicarágua
A Oikos está presente em Nicarágua desde 2002, onde se formou a primeira representação regional da Oikos na América Central. A contínua crise política no país tem vindo a estagnar a redução dos níveis de pobreza que vinham a ser observáveis desde 2005.
Com uma economia em linha com a restante América Latina, Nicarágua é o oitavo país com o nível mais baixo de desigualdade entre a região. Um país vulnerável a desastres naturais recorrentes, a insegurança alimentar relaciona-se intrinsecamente com a pobreza vivida. A agricultura corresponde a 17% do PIB nacional e é a fonte primária de meios de susbsistência para 90% da população rural.
Com projetos de ação humanitária e apoio ao desenvolvimento, as atividades focam-se na resiliência às alterações climáticas, nomeadamente na prevenção e preparação de catástrofes, e promover acesso à segurança alimentar na área da agricultura. Todas as ações no terreno têm o intuito de facilitar o desenvolvimento local rural e no acesso aos mercados, especialmente reforçando organizações comunitárias e instituições públicas locais.