Noticias Continuamos à Espera

Marias – por todas as meninas e mulheres

No âmbito a Campanha “Continuamos à Espera“, terá lugar no dia 21 de novembro, pelas 18H00, no Centro Cultural de Cascais, a inauguração das “Marias – por todas as meninas e mulheres”, uma iniciativa Marias paperdolls a que se juntaram 11 ilustradores/as e artistas plásticos para apoio à campanha.

A preocupação de Marias paperdolls foi criar uma colecção de Marias que represente as jovens e as mulheres, que continuam a aguardar que os seus direitos humanos se cumpram e que terminem todas as formas de violência e discriminação que lhes negam oportunidades, educação, saúde, participação e realização pessoal.

 

Às Marias paperdolls associaram-se: André da Loba, António Soares, Esgar Acelarado, Ilustrana, Ivo Imagination, Júlio Vanzeler, Kaamuz, Nicolae Negura, Pedroartoon, Ricardo Da Silva, Sara Macedo e ainda, Cláudia Oliveira e Júlio Oliveira (mentora e mentor do projecto Marias Paperdolls).

 

Criámos Marias únicas e especiais (à semelhança de cada menina e mulher) para cada ilustrador/a e artista fornecendo a tela em branco (uma Maria) para que criassem também uma peça única e singular para a Campanha “Continuamos à Espera” colaborando assim neste movimento de cidadania em prol dos Direitos Humanos.

 

Cada uma das 13 Marias é uma peça tridimensional com cerca de 40 cm de altura, com peso entre 1,5Kg a 3 Kg, que resulta da leitura que cada artista fez das realidade e desafios que se apresentam às meninas e mulheres nos nossos dias, sobretudo aquelas que diariamente continuam a enfrentar situações de profunda discriminação e desigualdade. Cada Maria é acompanhada de um BI construído pelo/a seu/sua criador/a.

 

O projecto Marias Paperdolls nasceu em Valongo /2011 da vontade e necessidade de Cláudia e Júlio Oliveira criarem,de uma forma especial e única,destaque no mundo artístico.

 

A exposição é apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, e vai ser inaugurada no dia 21 de Novembro às 18 horas, estando aberta ao público no Centro Cultural de Cascais, Av. Rei Humberto II de Itália.

 

Esta exposição estará posteriormente ao dispor para actividades para as quais estas bonecas possam ser uma mais valia, como o trabalho com entidades escolares ou outras que envolvam jovens. 

 

Não deixe de vistar!