Fortalecendo os actores sociais locais trabalhando directamente com 214 Associações de Agricultores, o projecto que a Oikos está a desenvolver em Moçambique “Promoção de Mercados Rurais” irá melhorar a qualidade de vida de famílias rurais desfavorecidas através do aumento do rendimento agrícola dos pequenos produtores de cinco distritos de Moçambique – Balama, Namuno, Montepuez, Ancuabe e Chiure (província de Cabo Delgado).
Durante três anos o trabalho com as Associações passa por melhorar as suas capacidades de gestão, prestação de serviços aos membros, estabelecimento de ligações com instituições financeiras e comerciais, acesso aos mercados, aumento do seu património.
Os agricultores terão a sua cadeia de valor fortalecida com reforço de novos equipamentos agrícolas, formação sobre novas técnicas de cultivo, associativismo e liderança. O objectivo final é a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais desfavorecidas abrangidas por este projecto. O caminho é o aumento do rendimento agrícola familiar através da comercialização.
Já foram efectuadas formações de formadores e diferentes capacitações, nomeadamente sobre Desenvolvimento Associativo; Associativismo e Liderança. Têm sido elaborados materiais técnicos sobre associativismo e liderança, instrumentos preciosos não só para o decorrer do projecto mas também para a sua posterior sustentabilidade.
As mulheres terão novas oportunidades profissionais a serem criadas com o projecto. E que fortes e determinadas estas mulheres!
Pretende-se ainda contribuir para a redução do analfabetismo no seio dos associados, tendo já sido seleccionados 150 alfabetizadores que vão beneficiar de uma formação em alfabetização funcional e integração no sistema nacional de educação e ensino de adultos.
Este é um projecto que, pela sua abrangência geográfica e o elevado número de Associações beneficiárias, exige um enorme esforço de coordenação, logística e dedicação da equipa da Oikos envolvida. Conheça-a!