El Salvador

Jovens em acção por um futuro melhor

jovensemaccao

É interessante realizar que muitas das actividades do projecto “Prevenção em Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no Município de La Unión” foram levadas a cabo por jovens, para jovens.

Os jovens de La Unión tornaram-se bastante activos – e organizados através da Red Juvenil, criada e impulsionada durante o decorrer do projecto. Promover e defender os direitos humanos dos jovens tornou-se um mote a seguir e um incentivo para a realização de diversas actividades de sensibilização, partilha e formação.

 Promover a saúde sexual e reprodutiva de forma lúdica


Alguns exemplos interessantes do que foi feito no âmbito deste projecto aliaram actividades lúdicas a temáticas como a igualdade de género ou a prevenção sexual e a saúde reprodutiva.

 

Maratonas, marchas ou a Feira do Amor e Amizade foram algumas das formas de sensibilização efectuadas que são atractivas para os jovens e permitiram sensibilizar de uma forma muito prática e descontraída algumas das mensagens-chave.

 

jovensemaccao

As peças de teatro foram um dos principais suportes culturais e artísticos deste 

projecto, tendo-se procurado que, por meio da expressão artística do teatro, se experienciasse os temas da
 saúde sexual e reprodutiva. Foi criado um grupo de teatro que regulamente participa em actividades da “Oficina Municipal de Informação em Saúde Sexual e Reprodutiva (OMIS)”

 

Através destas actividades ficou demonstrada a importância da realização de práticas artísticas diferentes, que contribuem para o desenvolvimento e criatividade dos jovens participantes, ajudando-os a perder o medo de falar e agir em público.

 

“Escúchanos!” foi a mensagem de lançamento da “Rádio Fonseca”, uma rádio juvenil comunitária que foi criada pelos jovens onde difundiam mensagens sobre saúde sexual e reprodutiva. Sob o mote “diverte-te, partilha, informa-te e aprende”, os jovens têm simultaneamente a oportunidade de experienciar o mundo do trabalho, envolvendo-se desde a produção e programação ao funcionamento técnico de uma rádio.

 

Prevenção no mundo escolar


Um grupo de jovens, rapazes e raparigas, que foi formado em Direitos Sexuais e Reprodutivos, transformou-se num grupo de voluntários que durante mais de um ano realizaram em 15 Escolas Públicas três sessões de “Formação entre pares”, ou seja, de jovens para jovens. Estas formações pretendiam essencialmente informar e sensibilizar para a prevenção da gravidez precoce em adolescentes, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV-Sida. 

 

Para visitas presenciais e distribuição no mundo escolar, foram elaborados diferentes materiais de informação e sensibilização.

 

Exemplo de flyers, cartazes e autocolantes utilizados:

Sobre ciclo menstrual | Sobre uso de preservativo | Sobre início da actividade sexual

 

Foram ainda dados a conhecer nas escolas os serviços da OMIS, onde os jovens podem encontrar apoio, motivação e formação. Acima de tudo, pretende-se que este seja um espaço aberto em que se realizam actividades diversas voltadas para o desenvolvimento da população jovem local.

 

O impacto do trabalho no mundo escolar tem sido impressionante e agora as escolas e o Ministério da Educação continua a apoiar esse esforço mesmo após o final do projecto. Além disso, é com gratificação e surpresa que constamos que o tema Sexualidade tornou-se um elemento catalisador para a organização juvenil e coordenação entre o Estado e Sociedade Civil.

 

Este projecto foi implementado em conjunto com a FUNSALPRODESE, parceira estratégica da Oikos em El Salvador.

Related Posts