Multigeográficos

União Europeia destaca projeto de alterações climáticas no Golfo de Fonseca

O projeto “Fortalecimento das capacidades locais para adaptação às alterações climáticas no Golfo de Fonseca”, do qual a Oikos é organização parceira, mereceu destaque no boletim de fevereiro publicado pela Delegação da UE para a América Central (AC).

Tendo como objetivo central do projeto conhecer mais sobre a vulnerabilidade e o impacto potencial das alterações climáticas, e desenvolver capacidades locais de adaptação a esta realidade, este projecto regional abrange 3 estados centro-americanos: Nicarágua, Honduras e El Salvador.

 

Com financiamento da União Europeia, o Embaixador da UE para a América Central, Javier Sandomingo Núñez, visitou as comunidades beneficiárias para acompanhar o desenrolar do projeto, e acompanhar a experiência que vai sendo adquirida por estas iniciativas no âmbito da luta contra as alterações climáticas. Para Núñez, estes projetos financiados pela UE nesta região representam uma abordagem regional da Cooperação europeia para a AC, no sentido de promoverem a integração regional.

 

O Embaixador Núñez destacou ainda que o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas são cruciais para a redução da pobreza, e são por isso prioridades estratégicas na Cooperação para o Desenvolvimento financiada pela UE.

 

Procurando contribuir para a redução do risco de catástrofes nesta zona e, ao mesmo tempo, fortalecendo as capacidades locais de adaptação às mudanças climáticas e mitigação dos efeitos negativos causados pelas mesmas, este projeto tem duração estimada até fevereiro de 2015.