Time to Seed

Pretendemos sensibilizar, informar e promover a agricultura de pequena escala, agricultura familiar e os sistemas agroalimentares sustentáveis.

Time to Seed é um projeto de sensibilização, informação e lobby para promover a agricultura de pequena escala, a agricultura familiar e os sistemas agroalimentares sustentáveis como uma das melhores ferramentas não só para combater diretamente a fome, mas também como um dos fatores decisivos para solucionar outros problemas globais como a pobreza e as alterações climáticas.

Para tal foi criada uma campanha designada “Food We Want”, que tem um site próprio: www.foodwewant.org

Financidado pela União Europeia, este projeto está a ser implementada em 8 países (Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Quênia, Moçambique, Tanzânia), com o objetivo de partilhar ideias, promovendo soluções comuns e estimulando um debate público sobre o presente e o futuro da alimentação.

Procura-se assim criar uma rede aberta com ONG africanas (para já da Tanzânia, Quénia e Moçambique) e europeias, para recolher e compartilhar informações sobre Boas Práticas Agrícolas (que serão alvo de uma análise e benchmarking com vista á identificação e disseminação das melhores experiências); envolver atores de desenvolvimento, autoridades públicas, instituições de investigação, setores privados da Europa e dos países em desenvolvimento que realizaram trocas de informações, disseminação de conhecimento e promoção de atividades de advocacia conjuntas; sensibilizar através de uma campanha digital e distribuindo kits educativos para alunos do ensino secundário europeu, desenhados para consciencializar a população sobre a dimensão global da alimentação e agricultura e para motivá-los na mudança de sua atitude em direção a um padrão de consumo consciente e sustentável; elaborar uma análise científica de boas práticas agrícolas, virada para a criação de uma base de dados e publicação de um Manual sobre a agricultura sustentável como potencial resposta eficaz aos desafios globais da segurança alimentar e proteção ambiental; organizar workshops e um Concurso Europeu dirigido a alunos de comunicação e jornalismo nos países Europeus participantes.

País: Portugal

Quando: 2011-2015

Financiamento: 918 413 €

Beneficiários: 300 000 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

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