Portugal

Projeto “Mãos (Re)forçadas”: Contra o Tráfico de Seres Humanos e a Exploração Laboral

Este projeto da Oikos em Portugal, partir da sua Delegação Norte, com sede em Braga, tem como finalidade fortalecer e ampliar geograficamente a estratégia de informação, sensibilização e mobilização social em torno da prevenção dos fenómenos do tráfico de pessoas, discriminação e exploração laboral relacionada com a vulnerabilidade de género, junto de grupos migrantes, nos quais as mulheres se apresentam como vítimas mais vulneráveis, e junto dos diferentes agentes e estruturas da sociedade civil.

A partir do trabalho levado a cabo no projeto congénere, “(Es)Forçadas e (Des)Iguais: Contra o Tráfico de Seres Humanos e a Exploração Laboral” (iniciado em março de 2010 e com fim previsto para fevereiro de 2013), surgiu a necessidade de alargar o âmbito geográfico da intervenção, de natureza preventiva sobre o fenómeno do tráfico humano, aos concelhos de Braga e da Póvoa de Lanhoso.

 

Pretende-se, para tanto, por exemplo, mobilizar Núcleos Locais de Voluntários, para diversificar a natureza das atividades de sensibilização, através da utilização da arte enquanto instrumento de intervenção, formação e veículo de mudança.

 

As atividades estão a ser desenvolvidas, maioritariamente, em três contextos distintos: contexto educativo (que envolve ações com professores, formadores, outros profissionais com responsabilidades ao nível do sistema educativo e formativo, alunos e formandos afectos ao ensino secundário); contexto de ação e intervenção social (iniciativas com autarcas, técnicos e dirigentes de ONG se outras entidades da Sociedade Civil); e contexto empresarial (constituído por membros de Associações Empresariais, Sindicatos e Confederações Sindicais).

 

Durante o ano letivo 2011/2012, nos concelhos de Braga e Póvoa de Lanhoso, envolveram-se diretamente na participação dos workshops e/ou ações de sensibilização, as seguintes escolas:

 

» Braga: Escola Secundária Alberto Sampaio; Escola Secundária Carlos Amarante; Escola Secundária Sá de Miranda; Escola Secundária Maximinos; Externato Infante D. Henrique; Conservatório de Música Calouste Gulbenkian; Escola Profissional Profitecla de Braga e Escola Profissional de Braga.

» Póvoa de Lanhoso: Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso; Escola Básica 2/3 Taíde e Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE).

 

Foram ainda realizadas ações de sensibilização em outros tipos de instituições como a entidade formadora Schumal , em Braga; e no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

 

O prosseguimento do projeto prevê o reforço e a continuidade dos momentos presenciais de informação e sensibilização, especificamente concebidos para os destinatários dos três contextos de intervenção (Educativo, Ação e Intervenção Social; e Empresarial) e a inauguração de uma vertente do projeto assentena visibilidade pública da problemática e na mobilização da sociedade civil através da dinamização, de oficinas criativas de escrita, teatro e fotografia.

 

Pode também encontrar mais informações sobre este projeto em: www.oikos.pt/traficosereshumanos.