Portugal

Oikos lança Manual sobre Biocombustíveis e agricultura familiar nos países em desenvolvimento

CapaManual Energizing

No âmbito do projeto Energizing Development, a Oikos e os restantes parceiros acabam de lançar o “Handbook on Biofuels and Family Agriculture in Developing Countries”, um manual sobre a produção de biocombustíveis nos países em desenvolvimento (focado na agricultura familiar).

Esta publicação é uma das ferramentas mais interessantes criadas por este projeto, representando uma mais-valia significativa não só para agentes especializados que concebem e implementam projetos em países em desenvolvimento, mas também para um público mais alargado que se preocupa com os reais impactos globais dos biocombustíveis.

 

O manual cobre de forma detalhada um grande conjunto de temas, podendo ser utilizado como documento central na concepção, preparação, e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável centrados nos biocombustíveis.

 

A primeira parte do manual foca as questões agronómicas, nomeadamente a descrição geral de plantas (caracterização, cultivo e colheita), passíveis de serem utilizadas na produção de biocombustíveis em países de clima tropical. A segunda parte é centrada nos processos de extração de óleos, armazenamento e eventual transformação em biodiesel (com ênfase especial nas vantagens e desvantagens do uso de biocombustíveis, e na adesão a padrões internacionais). A terceira parte do Manual aborda questões sociais, económicas e ambientais: por exemplo a controvérsia food vs fuel (incluindo estratégias para ultrapassar a questão) ou a apresentação de uma “Life Cycle Analysis” dos impactos ambientais dos biocombustíveis de diferentes origens.

 

Na sequência do lançamento deste Manual, será realizado um ciclo de formações durante o verão de 2012.

 

CapaManual Energizing

Manual sobre Biocombustíveis e Agricultura Familiar nos Países em Desenvolvimento