Institucionais

173 milhões de pessoas em todo o mundo uniram-se na luta contra a pobreza!

actua

23/10/2009

Comunicado de Imprensa Oikos

“A maior mobilização humana da his tória por uma mesma causa”, é assim que a acção “Levanta-te e Actua” está registada no livro dos recordes do Guiness

Um novo recorde foi estabelecido com 173 milhões de pessoas que se organizaram em mais 120 países, para exigir aos seus governos que erradiquem a pobreza extrema e que cumpram os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

 

Portugal contribuiu com mais de 147 mil pessoas para esta mobilização mundial. Portugal provou uma vez mais que a sociedade civil está presente, activa, informada e interessada em mudar o mundo.

O nosso país foi o que teve mais participantes na Europa em termos percentuais, mobilizando cerca de 1,4% da sua população. Em relação ao número de acções, estas representam 10% dos eventos mundiais!

 

Destacam-se centenas de acções em escolas, que com energia realizaram concentrações nos pátios, exposições, representações culturais e dezenas de mobilizações de rua, com cordões humanos e marchas brancas.

A maior concentração de pessoas ocorreu em Lisboa, seguida de Aveiro, Porto e Braga.

 

A sociedade civil mostrou assim, uma vez mais, que quer viver num mundo com menos pobreza; em que as mulheres não continuem a morrer durante o parto; onde não há discriminação de género; onde crianças e adultos não morram por doenças que se podem prevenir; onde há o direito à educação primária para todos; onde o ambiente é protegido e onde os nossos líderes tomam decisões ponderadas à escala global.

Continuemos então a unir-nos em torno de grandes causas, recusando a inércia e indiferença. Porque o mundo não é dos outros, dos maus ou dos bons, dos ricos ou dos pobres. É de todos nós, e cada um tem um papel decisivo e fundamental na construção do dia de amanhã.

“Temos cidadãs e cidadãos determinados em mostrar aos seus governos que os responsabilizam para o cumprimento das suas promessas para acabar com a pobreza.” Salil Shetty, Director da Campanha do Milénio das Nações Unidas

 

Números internacionais da participação no “Levanta-te e Actua”:

» Ásia – 100 milhões de pessoas

» África – 37 milhões de pessoas

» Médio Oriente – 31 milhões de pessoas

» Europa – 2 milhões de pessoas

» América Latina – 200 mil pessoas

» Estados Unidos da América – 200 mil pessoas

» Oceânia – 170 mil pessoas

 

Nota: Recordamos que faltam 6 anos para atingir as metas estabelecidas nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Os líderes dos países mais ricos comprometeram-se a, até 2015, tomar medidas efectivas para a redução da pobreza, nomeadamente através do cancelamento da dívida externa, de mais e melhor ajuda e de regras para um comércio mais justo.

actua


Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.


Contacto para mais informações

Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação


comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37

Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal


Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635