Notícias

Workshops para jovens empreendedores

IMG 1504

Com o objetivo de identificar e fortalecer as organizações integrantes no projeto Junt@s, financiado pela União Europeia e pelo Instituto Camões I.P., foram realizados 4 workshops sobre a Metodologia do Modelo de Negócios CANVAS.


Nesses encontros, participaram 164 jovens que conheceram a metodologia CANVAS e aplicaram-na aos seus empreendimentos para fortalecê-los durante o processo de implementação do projeto.
Nas oficinas realizadas nos municípios de Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco, os jovens participantes aprenderam a identificar parceiros e atividades-chave, recursos, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, estrutura de custos, fontes de receita e proposta de valor que cada ideia de negócio oferecerá para se diferenciar da concorrência a nível local .
A aplicação desta metodologia garante que os jovens estejam cientes dos riscos, fracassos e sucessos dos seus empreendimentos e pretende orientá-los atempadamente em ideias de negócios, levando em consideração a situação atual, os obstáculos e até onde querem ir com os produtos ou serviços que cada organização juvenil propõe com o seu empreendimento.
“Cada organização conseguiu identificar um modelo de negócio, direcionado e pensado para a sustentabilidade do empreendimento no longo prazo”, disse Paola Benavides, técnica comercial do projeto Junt@s.
Estes modelos de negócios foram analisados pelos especialistas do projeto para dar lugar à formulação e implementação do Plano de Negócios de cada organização, levando em consideração a Abordagem Sistémica de Desenvolvimento Territorial que promove toda a atividade produtiva ambientalmente sustentável, economicamente rentável e socialmente justa e equitativa.
 

Os workshops da metodologia CANVAS foram realizadas com base no Índice de Capacidade Organizacional, ICO, e nos estudos de mercado que o projeto realizou anteriormente em cada organização, de acordo com as propostas de negócios apresentadas pelos jovens.

O projeto Junt@s é implementado desde junho de 2020 pela Oikos e pela Agência de Desenvolvimento Local de Nariño.

 

IMG 1504