A Estação Não Industrial de Reciclagem de Plásticos insere-se no âmbito do projeto Solução Participada Para Plásticos Marítimos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento social, cultural e económico da população da Ilha de Moçambique. Espera-se alcançar tais objetivos através da participação da sociedade civil na gestão sustentável dos plásticos marítimos, agregando valor e rendimento à recolha e aproveitamento dos mesmos.
Na visita, procurou-se esclarecer o âmbito do projeto e as atividades realizadas, quais os benefícios que o projeto irá trazer para a comunidade local, quais os tipos de produtos que serão produzidos, os resultados esperados e o quão será o projeto sustentável para a comunidade. A Vice-Presidente mostrou-se bastante satisfeita com o nível de execução do projeto sendo este tema de extrema relevância para a população local.
Este projeto conta com o financiamento do CICL e da Urb-Africa e dos parceiros de implementação APETUR (Associação dos Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique), CAIRIM (Centro de Arqueologia Investigação e Recursos Ilha de Moçambique) da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Ilha de Moçambique (CMCIM), Ensaios e Diálogos Associação (EDA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UniLúrio e UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa).