Na Europa existem mais de 55 milhões de pessoas que sofrem de pobreza alimentar e no entanto o total de comida desperdiçada é suficiente para alimentar nove vezes este número de pessoas.
Em termos globais, se pensarmos no desperdício de alimentos como se fosse um país, este seria comparável ao terceiro maior emissor mundial de dióxido de carbono, suplantado apenas pelos Estados Unidos da América e pela China. Isto é escandaloso!
Este é um momento histórico. O Parlamento Europeu vai a votos em breve para decidir se vai ou não diminuir para metade, até 2030, o desperdício de alimentos na Europa.
Este pode vir a tornar-se no acordo mais ambicioso até á data na área de desperdício de alimentos.
Juntos podemos fazer de tudo para que este acordo histórico vá para a frente e contribua para o fim do desperdício alimentar.
Em Janeiro de 2017 vai-se realizar um voto histórico no Parlamento Europeu para decidir o futuro do desperdício de alimentos na Europa.
Este pode vir a estabelecer uma meta (vinculativa do ponto de vista legal) mais ambiciosa alguma vez apresentado nesta área segundo o qual a UE se compromete a reduzir o desperdício de alimentos para 50% até 2030, dando o exemplo ao mundo inteiro.
Contudo, esta meta não é garantida e corre o risco de vir a ser alterada. Por exemplo, pode vir a tornar-se uma meta de adesão voluntária e consequentemente fácil de ignorar. Em versões alternativas do acordo, para dar mais um exemplo, ignora-se a enorme quantidade de desperdício de alimentos na agricultura e na indústria, embora existam empresas nestes sectores que desperdiçam mais num dia do que uma pessoa num ano inteiro.
Sem mais desculpas – é preciso ação empenhada!
Juntamente com outros defensores, empresas e grupos ambientalistas da UE apelamos para:
- Uma meta vinculativa que consiste na redução de 50% do desperdício de alimentos na UE até 2013 de forma integrada “da exploração agrícola até à mesa”.
- A priorização da diminuição do desperdício de alimentos, tendo em conta que todos os alimentos comestíveis sejam usados para alimentar quem tem fome antes de serem usados como ração de animais ou outros. Só em última instância deverão ser eliminados em aterros.
Junte-se a nós. Juntos podemos convencer a UE a desbravar caminho na luta contra o desperdício de alimentos. Juntos podemos acabar com a fome desnecessária e a destruição ambiental causada pelo desperdício de alimentos.
A Oikos é subscritora formal da “Declaração sobre a Diretiva Europeia 2008/98/EC” que originou esta petição, que contém propostas concretas sobre desperdício alimentar, para que sejam aprovadas na reunião do Comité de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu prevista para Janeiro corrente.
Consulte aqui:
» Declaração original completa (em Inglês)
» Declaração resumida (em Português)