Depois de 51 organizações – entre as quais a Oikos – e 64 mil pessoas na União Europeia apoiarem uma campanha para reduzir o desperdício de alimentos, os eurodeputados votaram a favor de uma redução de 50% até 2030.
Não só o Parlamento Europeu votou hoje, dia 14 de Março, a favor da redução para metade dos resíduos alimentares na Europa até 2030 como, melhor ainda, convidou o Comité de Ambiente a rever os objetivos para que se consigam alcançar até 2020. É uma grande vitória!
Milhares de pessoas como você assinaram a petição ou bombardearam os deputados europeus com e-mails para que votassem a favor de uma meta (vinculativa do ponto de vista legal) na qual a União Europeia se compromete a reduzir o desperdício de alimentos para 50% até 2030, dando o exemplo ao mundo inteiro.
A Oikos é subscritora formal da “Declaração sobre a Diretiva Europeia 2008/98/EC” que originou esta petição que divulgámos e por isso queremos agradecer-lhe o seu apoio!
É realmente incomum que o Parlamento vote a favor de coisas mais ambiciosas do que as propostas pelo seu Comité do Ambiente!
A LUTA NÃO TERMINOU!
O resultado final será decidido pelo Parlamento Europeu, pelo Conselho e pela Comissão, que discutirão os detalhes finais dos objetivos em matéria de resíduos alimentares nos próximos meses. O Conselho está atualmente a decidir sobre a sua posição e, muitas vezes, é menos ambiental do que o Parlamento – por isso é vital que os Ministros de cada país da União Europeia se empenhem em ser tão ambiciosos como o Parlamento.
Juntos somos imparáveis!
Junte-se a nós. Juntos podemos convencer a UE a desbravar caminho na luta contra o desperdício de alimentos. Juntos podemos acabar com a fome desnecessária e a destruição ambiental causada pelo desperdício de alimentos.
Foto: This is Rubbish