Notícias

Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

No 6 de Fevereiro celebra-se o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (MGF). Para assinalar esta data, a P&D Factor lança um manifesto que a Oikos subscreveu, em conjunto com outras organizações, em prole dos direitos das meninas e mulheres que, a cada dia, são sujeitas a uma prática atentatória dos seus direitos, da sua integridade física e psicológica, impedindo a sua plena realização como seres humanos.

Pretende chamar-se a atenção para uma prática que já terá afetado entre 100 e 140 milhões de meninas e mulheres, encontrando-se 3 milhões em risco por ano e 6.000 por dia. Por detrás destes números estão pessoas, meninas e mulheres, a quem são negadas uma vida em igualdade e segurança; a vivência de gravidez e maternidade segura, planeada e desejada; a constituição de uma família e o casamento com quem escolham e realizado na idade adulta; a integridade física e psicológica; entre tantas outras coisas.

 

Por todas e cada uma das meninas e mulheres que alimentam estes tristes números, é necessário agir, fazer mais, mobilizar recursos humanos, diplomáticos e financeiros para pôr fim à prática da Mutilação Genital Feminina.

 

Consulte aqui o manifesto.