Notícias

Time is now! No Dia Internacional da Mulher ativistas de todo o mundo lutam pelos direitos das mulheres

“Alcançar a igualdade de género e capacitar mulheres e meninas é o trabalho inacabado do nosso tempo e o maior desafio de direitos humanos do nosso mundo”. – Secretário-geral da ONU, António Guterres

 

O Dia Internacional da Mulher é um momento para refletir sobre os progressos realizados, para chamar a atenção para a mudança e para celebrar atos de coragem e determinação de mulheres comuns, que têm desempenhado um papel extraordinário na história dos seus países e comunidades.

 

O tema de 2018 para o Dia Internacional da Mulher é “The Time is Now: Rural and urban activists transforming women’s lives” ou seja “A hora é agora: ativistas rurais e urbanos transformam a vida das mulheres”.

 

Este ano, o Dia Internacional da Mulher vem ao ritmo de um movimento global sem precedentes pelos direitos das mulheres, igualdade e justiça. O assédio sexual, a violência e a discriminação contra as mulheres capturaram as manchetes e o discurso público, impulsionados pela crescente determinação da mudança.

 

O Dia Internacional da Mulher 2018 é uma oportunidade para transformar esse impulso em ação, capacitar as mulheres em todos os ambientes, rural e urbano, e comemorar os ativistas que estão a trabalhar para reivindicar implacavelmente os direitos das mulheres e realizar todo seu potencial.

 

A ideia deste tema é considerar como se pode acelerar a Agenda 2030, construindo uma dinâmica para a implementação eficaz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 5 – alcançar a igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas – e o ODS 4 – assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Algumas metas-chave da Agenda 2030:

 

– Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem a educação primária e secundária de forma gratuita, equitativa e de qualidade.

– Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso ao desenvolvimento na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar como preparação adequada para o ensino primário.

– Acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres e meninas seja onde for.

– Eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, incluindo o tráfico e sexual e outros tipos de exploração.

– Eliminar todas as práticas nefastas como o casamento infantil, precoce e forçado e a mutilação genital feminina.

 

Mais info: https://www.un.org/en/events/womensday