São aproximadamente oito da manhã e a Dona Justa More Yovera recebe-nos na sua parcela e diz-nos que há quatro horas que está a desfolhar todo o hectare e meio que tem de cultivo de bananas orgânicas.
O tempo passou e os 62 anos viram crescer várias plantações diferentes. Desde o algodão, ao milho e, há dez anos, as bananas orgânicas que ela acredita serem o “Ouro Verde do Valle de Chira”. É com um sorriso no rosto que nos diz que é graças às bananas está ainda no Peru.
Apesar da sua idade, a Dona Justa ainda possui uma parcela de plantações com a ajuda dos 23 netos, tendo o mais novo apenas quatro anos. No entanto, há vários anos, quando se realizou uma campanha médica na sua associação descobriu que sofria de artroses. “Eu ouvi por entre portas que a minha associação ia consultar pessoas que sofriam de dores nos ossos e na cabeça. Foi num domingo de manhã que me atenderam. Os médicos foram muitos bons comigo, receitaram-me logo um medicamento, graças ao Projeto Probanano e à Oikos.”
Hoje, a Dona Justa, como todos os dias, levanta-se às quatro da manhã sem dores e conta-nos que se as campanhas médicas ão se tivessem realizado, tinha continuado com dores por causa das artroses e possivelmente estaria acamada e impossibilitada de poder ajudar os netos e as suas tão queridas bananas orgânicas.