Sentado ao lado da mulher e dos filhos ainda menores, Armando Ruiz Neyra, um pequeno produtor de banana orgânica do distrito de Salitral, conta-nos que há oito anos vivia na região de Loreto, onde trabalhava humildemente como moto-taxista. Hoje, abre os olhos, e junto da família rega três hectares e meio de plantações de bananas orgânicas, o que vai permitir que daqui a alguns anos, os seus “filhotes” – como lhes chama – possam cumprir o sonho de um dia serem médicos.
“Há um ano atrás regava a minha bananeira e ela demorava imenso tempo a crescer. Agora, o que fazia em dez horas, faço em três e isto só acontece graças a esta iniciativa, do Projeto Probanano da Oikos, de implementar uma parcela piloto de bananas orgânicas na Associação Chira”, diz Armando enquanto abraça os filhos.
Em 2013 foram várias as instituições que se reuniram, entre elas a Oikos, para promover a parcela de três hectares de bananas orgânicas que demonstravam o sistema de irrigação implementado com o fim de se replicar junto dos pequenos produtores. Um desses produtores foi Armando Ruiz, que visitou a parcela em Mallares e ficou surpreendido como era possível economizar tanto tempo e água usando este sistema de irrigação no cultivo de bananas.
“Hoje a minha mulher, Milagros, ajuda-me a regar a terra e este sistema é tão rápido e fácil de aprender que temos muito mais tempo para dedicar aos nossos filhos”, acrescenta com um sorriso Armando Ruiz.