Comunicado de Imprensa Oikos
09/01/2014
Solidariedade e resistência física postas à prova
Prova física e solidária proposta pela ONG Oikos promete um desafio único e inovador em Portugal. “Oikos Desafio 100” será uma prova em que os participantes enfrentam primeiro o objetivo de angariar fundos em equipa e segundo, um percurso pedonal de 100km pela costa desde a Lourinhã ao Jamor (Estádio Nacional).
A prova irá decorrer entre 5 e 6 de abril de 2014, tendo os participantes um máximo de 36 horas para fazer o percurso. Dada a exigência da prova, esta poderá ser efetuada em equipas de 5 (em que, com um elemento de apoio, 4 farão o percurso dos 0 aos 100km) ou 9 elementos (em que, com um elemento de apoio, cada 2 elementos, farão em estafeta, 25km cada).
As inscrições já estão a decorrer.
A Oikos pretende proporcionar um desafio onde as pessoas possam simultaneamente superar um desafio físico de elevada exigência, ao mesmo tempo que contribuem para uma causa colectiva de luta contra a fome em Portugal e redução do desperdício alimentar. Os fundos angariados com esta prova serão utilizados para construir uma plataforma digital de ligação entre pequenos produtores hortofrutícolas, comerciantes e consumidores (incluindo instituições de solidariedade) do mesmo nível local.
Para quem pretende exercer a sua cidadania de forma lúdica e saudável e ainda viver a aventura de fazer um percurso desta extensão, a pé, por território nacional, esta promete ser uma experiência única.
Para impulso e motivação iniciais, todas as equipas que se inscrevam até ao dia 31 de janeiro terão uma redução de 50% na inscrição, sendo a inscrição das 10 primeiras totalmente gratuita.
Valor inscrição: 20€ a 22€ por pessoa, dependendo do número de pessoas na equipa (5 ou 9 respetivamente).
Tempo estimado de preparação para a prova: 2 meses
Idade mínima de participação: 18 anos
Site oficial: www.oikosdesafio100.pt
Facebook: www.facebook.com/oikosdesafio100
O Oikos Desafio 100 tem como padrinhos a jornalista Andreia Vale, a atleta para-olímpica Simone Fragoso e o músico Tiago Bettencourt e conta com um significativo número de parceiros incluindo 6 Câmaras Municipais anfitriãs: Lourinhã, Torres Vedras, Mafra, Sintra, Cascais e Oeiras.
Contato para mais informações:
Marisa David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635
Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com mais de 25 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.