Institucionais

Comunicado de Imprensa Oikos
10/02/2014

Sociedade Civil dirige carta aberta a Xanana Gusmão

Organizações Não Governamentais (ONG) portuguesas como a OIKOS, ACEP, CIDAC, a Plataforma portuguesa das ONG e alguns investigadores de renome em Portugal juntam-se numa carta aberta dirigida a Primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão, apelando que não se associe a uma tomada de posição favorável à adesão da Guiné Equatorial à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) como membro de pleno direito.

A cimeira da CPLP de Díli agendada para julho de 2014, tem na sua agenda a proposta de adesão da Guiné Equatorial à CPLP como membro de pleno direito, decisão que tem vindo a ser adiada desde encontros anteriores.

Esta proposta tem vindo a ser amplamente contestada pela sociedade civil de países da CPLP, sendo os principais fundamentos desta tomada de posição assentes nas condições expressas nos Estatutos da CPLP e na não conformidade da Guiné Equatorial aos princípios, valores e condições plasmados nos referidos Estatutos. Apesar do compromisso do país em colocar-se em conformidade com as exigências em termos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e do respeito e promoção dos direitos humanos, práticas democráticas, justiça social e liberdades fundamentais, pouco ou nada de efectivo tem sido feito nesse sentido pelo regime de Obiang.

A não conformidade dos princípios que regem a CPLP constitui a realidade atual da Guiné Equatorial. A pena de morte continua em vigor no país, a corrupção, a pobreza, as detenções arbitrárias, os julgamentos injustos, os maus tratos designadamente dos prisioneiros, a tortura, as limitações à liberdade de imprensa, de expressão, de associação e de manifestação continuam a ser práticas correntes que vitimizam grande parte da população deste país que ostenta um dos mais altos PIB per capita do Continente Africano e simultaneamente um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos.

Assim, estas Pessoas e Organizações apelam a que Xanana Gusmão não tome posição favorável à adesão da Guiné Equatorial à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), recordando que a história da República Democrática de Timor-Leste também ela é profundamente marcada pela resistência à opressão e contou com uma persistente solidariedade dos ativistas de defesa dos Direitos Humanos. São estes ativistas que, hoje, se erguem contra uma potencial violação dos valores e princípios que alicerçam a CPLP, a qual se arrisca a prestar a sua caução moral e legal a um regime que viola notoriamente os direitos mais básicos do seu povo e o Direito Internacional.

Consulte a carta na íntegra.

Assinam esta carta aberta:

ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos

Ana Lúcia Sá (investigadora)

CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral

Gerhard Seibert (investigador)

Marina Costa Lobo (investigadora)

Oikos – Cooperação e Desenvolvimento

Plataforma Portuguesa das ONGD

Transparência e Integridade, Associação Cívica

Contato para mais informações:

Marisa David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com mais de 25 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.