Programa de apoio à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas frágeis em São Tomé e Príncipe (ECOFAC)

Procuramos proteger a biodiversidade e ecossistemas ameaçados dos Parques Naturais de Obô de São Tomé e Príncipe e das suas zonas tampão.

Numa zona que se encontra em risco, pretendemos apoiar o fortalecimento da sociedade civil ativa na conservação da floresta. Irá-se então desenvolver capacidades técnicas e de gestão de uma ONG existente da Rede Bio, ou se nenhuma estrutura existente apropriada for identificada durante o período inicial, apoiar-se-á a criação e o desenvolvimento de uma ONG nacional com a missão de proteger a biodiversidade das florestas de São Tomé e Príncipe.

A nossa ação visa melhorar a situação das comunidades-alvo da floresta de várias formas: aumentar o envolvimento e a participação da comunidade na gestão do Parque; identificar e permitir atividades alternativas e sustentáveis de geração de rendimento para reduzir a exploração ilegal e insustentável dos recursos florestais; e conscientizar as comunidades sobre a importância da biodiversidade única de São Tomé e Príncipe.

Iremos deste modo promover a economia verde em São Tomé e Príncipe, caracterizada pelo desenvolvimento sustentável e inclusivo e pela resiliência às mudanças climáticas.

Localidade: Parques Nacionais Obô

Quando: 2017-2022

Financiamento: 2 269 733 €

Beneficiários: 15 000 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Related projects