Apoio à construção para a conservação da biodiversidade única da Ilha de São Tomé e Príncipe
Pretendemos melhorar a proteção da biodiversidade e ecossistemas ameaçados na Ilha de São Tomé e Príncipe, e valorizar os saberes tradicionais associados à biodiversidade.
Sensibilizamos atores da sociedade civil interessados na preservação do ambiente e da biodiversidade em particular, através do fortalecimento da Rede Bio das ONG ambientais em São Tomé e o apoio associativo as ONG da RAP e constituição duma rede regional. Esta sensibilização e advocacia para uma melhor governança da biodiversidade, foi feita através da revisão e formulação de propostas de melhoria das políticas públicas e da legislação nacional, e da realização de estudos específicos visando a identificação e promoção de novas oportunidades de desenvolvimento da Economia Verde na ilha do Príncipe, assentas na valorização dos saberes tradicionais associados aos recursos naturais, e dos serviços de ecossistema.
As sete ONG apoiadas que compõem a Rede Bio, e aos membros de uma dezena de ONG no Príncipe foram capacitados em temas ambientais e operacionais. Em paralelo, o projeto promoveu discussões entre a Rede Bio e diferentes organizações internacionais com interesse nas advocacias em curso no país, tal como a Greenpeace, a Birdlife Internacional entre outras.
No Príncipe, o projeto coordenou a realização de um estudo visando a recenseamento dos Saberes tradicionais associados à biodiversidade que culminou com a publicação de um Catálogo e de um website com vídeos sobre os detentores dos saberes.
Localidade: Região Autónoma do Príncipe
Quando: 2015-2017
Financiamento: 7 500 €
Beneficiários: 350 pessoas