A Oikos desenvolve um projecto na Guatemala na temática da Segurança Alimentar e Nutricional que visa contribuir para o aumento da produção da população indígena e rural em 5 micro-regiões de Guatemala. Em curso desde Janeiro de 2010, beneficia directamente cerca de 3.500 familias, em 77 comunidades do País.
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa Alimentar Mundial (PAM) publicado no mês de Outubro, vinte e dois países no mundo estão em situação de “crise prolongada”, confrontados com dificuldades colossais, como as crises alimentares repetidas e a prevalência extremamente elevada da fome, devido ao efeito combinado das catástrofes naturais, dos conflitos e da debilidade das instituições.
Considera-se em “crise prolongada” quando um país sofre de uma crise alimentar há pelo menos oito anos, a ajuda humanitária que recebe representa mais de 10% do conjunto da ajuda estrangeira e figura na lista dos países de rendimento baixo e com défice alimentar. É este o caso da Guatemala.
A reportagem da Euronews sobre o trabalho da Oikos na Guatemala exemplifica a importância do nosso trabalho nesta temática. Consulte em baixo esta reportagem.
https://www.euronews.net/2010/11/05/food-security-in-guatemala/
O projecto “Fortalecimento de sistemas alimentários rurais sustentáveis e equitativo em 5 micro regiões da Guatemala” tem como parceiros locais a Asociación Comité de Unidad Campesina (CUC) e a Fundación Guillermo Toriello (FGT), e foi co-financiado pela Comissão Europeia.
Mais informações sobre o projecto
Consulte aqui o relatório da FAO e da PAM sobre a Segurança Alimentar Mundial (Outubro de 2010)